SÃO FÉLIX DO XINGÚ (PA): Município pede atenção da população no combate ao mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Mais de 14 mil imóveis estão sendo visitados pelos agentes de saúde e de endemias de São Félix do Xingú. O objetivo é conscientizar a população da importância de se combater o mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika e evitar que mais pessoas fiquem doentes na cidade. Maria Isabel não teve sorte. Ela teve Dengue duas vezes só este ano. Por ironia do destino, Isabel é agente de endemias e acredita que numa de suas visitas acabou picada por um mosquito infectado.
 
TEC/SONORA: Maria Isabel Carneiro Alves Lima, agente de controle de endemias
 
“Aqui em casa eu tenho o máximo de cuidado. Aqui nós não acumulamos água em lugar nenhum. A minha área é toda no cimento. Mas, eu trabalho também numa área que eu estou em porta em porta. E eu acho que foram nessas visitas minhas que eu peguei a dengue, né?
 
LOC: Olha aí! Se cada um, na própria casa, tomar conta daqueles objetos que acumulam água limpa, em que o mosquito gosta de colocar os ovos, vai ser possível evitar que mais pessoas tenham doenças como a Dengue,Chikungunya e Zika. Como reforça a coordenadora de vigilância em saúde de São Félix do Xingú, Tatiane da Silva.
 
TEC/SONORA: coordenadora de vigilância em saúde, Tatiane da Silva
“Não adianta só você cuidar do seu quintal. Se o seu vizinho não cuida, o Aedes aegypti pode estar também no quintal do vizinho e contaminando a sua casa, né? O certo é cada um cuidar do seu quintal, né? Se todo mundo fizesse assim, ficaria mais fácil. 
 

LOC: As doenças e o vírus que o mosquito pode transmitir são graves, deixam a pessoa de cama sem conseguir levantar e podem deixar sequelas graves. Você é fundamental nessa luta. Colabore evitando possíveis criadouros do mosquito em casa. Saiba mais na internet, no site:saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.