SANTOS (SP): Prefeitura confirma primeiro caso de Zika na cidade

    

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A prefeitura de Santos confirmou o primeiro caso de Zika na cidade. O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que também é responsável pela dengue e pela febre chikungunya.
 
A confirmação foi dada após a análise feita pelo Instituto Adolfo Lutz em São Paulo. A paciente é uma mulher de 36 anos, que está grávida. O vírus é um dos causadores de microcefalia em recém-nascidos. De acordo com nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, a paciente está bem e continua sendo monitorada.
 
O número de casos de dengue registrados na Baixada Santista desde o começo do ano diminuiu cerca de 90% quando comparado a igual período de 2015. Entre janeiro e o começo de abril, oito das nove cidades da região registraram 645 pessoas infectadas. No ano passado, foram oito mil 813 casos.
Segundo dados das secretarias municiais de Saúde, nenhuma morte por dengue foi registrada na Baixada Santista este ano. Em 2015, nos primeiros quatro meses do ano, houve três mortes em Itanhaém, três em Santos e uma em Mongaguá.
 
A chikungunya já foi identificada em 17 pessoas, sendo três em Guarujá e três em São Vicente. Cubatão registra 11 casos. Segundo a prefeitura, todos foram de pessoas que estiveram em estados do Nordeste. 
Para saber mais sobre o Aedes e as doenças que ele transmite, acesse: combateaedes.saude.gov.br.
 
Reportagem, Isadora Grespan.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.