LOC.: Os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, realizaram uma vistoria nas obras do Porto de Santana, no Amapá, nesta segunda-feira, 13 de maio.
A reestruturação do porto é uma das 14 iniciativas selecionadas pelo Novo PAC no estado do Amapá, para integrar o projeto Rotas de Integração Sul-Americana. O objetivo dessas rotas é incentivar e fortalecer o comércio do Brasil com os países da América do Sul, reduzindo o tempo e o custo do transporte de mercadorias entre o Brasil, seus vizinhos e a Ásia.
Localizado no município de Santana, no coração do Amapá, o Porto receberá o total de investimentos de 25 milhões e 400 mil reais do Governo Federal e do Governo do Amapá, integrando a Rota Ilha das Guianas, uma das cinco rotas de Integração Sul-Americana.
Entre as obras selecionadas, estão a construção do Terminal Hidroviário de Passageiros de Santana, pavimentação dos trechos norte e sul da BR-156, construção da ponte sobre o Rio Jari e dos terminais hidroviários de Mazagão, Oiapoque, Laranjal do Jari e Calçoene, além da Infovia de Laranjal do Jari a Oiapoque.
O ministro Waldez Góes acredita que com apoio do presidente Lula será possível concluir esse conjunto de obras que aumentará o desenvolvimento do estado do Amapá.
"Aquilo que para a gente é um conjunto de obras mais prioritário, como a ponte sobre o Rio Jari, integrar o Porto de Santana à BR 156, mas a sua liderança, a sua capacidade de planejamento nos garantiu que esse sonho, que já tinha um pedacinho feito, agora dá uma guinada forte porque virou planejamento do Brasil. Não é só mais sonho de nós que vivemos no Amapá, agora é sonho do presidente Lula."
LOC.: A ministra Tebet explica como será o projeto.
"Estou aqui também em nome do governo do presidente Lula para anunciar um projeto de desenvolvimento para o Amapá, que é a Rota de Integração número 1, que vai ligar definitivamente, de forma terrestre, o Amapá ao Brasil, à Guiana Francesa, Suriname, e com isso ter uma porta de acesso para a Europa. Isso vai significar emprego, renda."
LOC.: O projeto de desenvolvimento internacional foi concebido após diretrizes apontadas pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e elaborado com base em uma escuta ativa dos onze estados brasileiros que fazem fronteira com a América do Sul. Além de representar avanço econômico para Santana, o projeto simboliza um passo significativo na concretização das visões de Integração Sul-Americana acordadas pelos líderes políticos da região.
Para saber mais ações do governo federal em desenvolvimento regional, acesse mdr.gov.br
Reportagem, Petronilo Oliveira