Data de publicação: 12 de Agosto de 2021, 03:00h
LOC: O governo federal reconheceu a situação de emergência em quatro cidades do Rio Grande do Sul atingidas por desastres naturais.
Ametista do Sul e Erebango sofreram danos com uma chuva de granizo, enquanto Cândido Godói passa por um período de estiagem. Já o município de General Câmara registra uma infestação de piranhas no rio Jacuí, que vem causando prejuízo para os pescadores da região.
A partir do reconhecimento, os gestores locais podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para socorro e atendimento à população, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada. É o que explica o coronel Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil.
SONORA
“O que o reconhecimento permite é que o Governo Federal, com todos os seus órgãos do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil, atue em apoio ao estado. Essa é a primeira consequência. Mudando, inclusive, os seus processos administrativos para acelerar essa ajuda.”
LOC: A solicitação de recursos para ações de defesa civil deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.
Além das cidades gaúchas, o MDR reconheceu situação de emergência em outras oito cidades brasileiras por conta de desastres naturais, em especial a estiagem e a seca.
Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional na área de Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br
Reportagem Hermano Freitas