LOC.: O Ministério das Comunicações lançou um edital para a inscrição das entidades interessadas em operar rádios educativas em 311 municípios das cinco regiões do país.
A inscrição deverá ser feita obrigatoriamente pela plataforma de cidadania digital do governo federal.
O edital, com as localidades contempladas, está disponível no site do Ministério das Comunicações.
A diretora do Departamento de Rádio Difusão Pública, Comunitária e Estatal do Ministério das Comunicações, Daniela Schettino, explica a relevância das rádios educativas para a população brasileira e a importância de difundir essas emissoras pelo Brasil.
TEC./SONORA: diretora do Departamento de Rádio Difusão Pública, Comunitária e Estatal do Ministério das Comunicações, Daniela Schettino
"As rádios educativas são muito importantes de terem no país inteiro, em diversas localidades, porque além de trazerem conteúdo de informação, de utilidade pública, tem uma questão também educativa. Estão sempre vinculadas a alguma universidade, quando a rádio não é diretamente de uma universidade. Então, levam produção científica, levam conhecimento e levam também cultura, claro. Mas também uma cultura da região, uma cultura local. Então, são extremamente importantes para difundir em todos os locais do país."
LOC.: A entidade interessada terá até o dia 21 de março para efetuar a inscrição e encaminhar a documentação exigida para cada localidade de interesse.
Este é o primeiro edital do Plano Nacional de Outorgas de Rádios Educativas lançado no dia 18 de dezembro de 2024.
Ainda há previsão de lançamento de mais três editais até 2026.