LOC: O Governo Federal retomou o bombeamento completo das águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Após uma pausa programada para manutenção dos equipamentos, a Estação de Bombeamento 1 voltou a operar em ritmo normal.
Aproveitando a pausa operacional, as equipes de manutenção também fizeram a substituição das válvulas das estações 2 e 3. As intervenções vão reforçar a distribuição de água na região do semiárido nordestino.
Sérgio da Costa, secretário nacional de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, explica como foi esta fase de manutenção no projeto e as próximas etapas.
SONORA
"Pela primeira vez, desde sua implantação, o Eixo Norte vai ter em operação todos os conjuntos, motobombas, instalados. E até o final de agosto, as três estações de bombeamento do Eixo Norte estarão operando com duas linhas de motobomba, ou seja, a capacidade máxima instalada atualmente."
LOC: Após a conclusão das obras, a expectativa é que o Eixo Norte garanta segurança hídrica a 6 milhões e 500 mil pessoas em 220 cidades da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
Para saber mais sobre o Projeto de Integração do Rio São Francisco, acesse: mdr.gov.br
Reportagem, Arthur Rosa