Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Presidente da Câmara recebe relatório do Código de Processo Eleitoral e defende alteração nas regras para eleições de 2022

Lira deve apresentar o parecer aos deputados na próxima reunião de líderes, prevista para amanhã (24)

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Relatório do Código de Processo Eleitoral foi entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), nesta quarta-feira (23). O relatório é resultado do grupo de trabalho que debateu o tema por 60 dias.

PE: votos recebidos por candidatos do PSD na eleição de 2020, em Goiana, podem ser anulados

Saiba como solicitar a transferência de domicílio eleitoral

A relatora, deputada Margarete Coelho (PP-PI), explicou que falta segurança jurídica nos processos eleitorais como votos e candidaturas anuladas, o que impacta na decisão do eleitor no momento do voto. Entre as propostas previstas no texto estão a uniformização de prazos de desincompatibilização e de multas, a definição clara das atribuições da Justiça Eleitoral, os critérios para as penas de inelegibilidade e a atualização da legislação em relação à lei de proteção de dados e o marco regulatório da internet.

O presidente da Câmara ressaltou que quer discutir o tema e votar as alterações na legislação eleitoral de forma que já sejam válidas para as eleições de 2022.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.