Data de publicação: 22 de Fevereiro de 2019, 17:36h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:27h
A equipe de robótica do Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli, de Curitiba, estará na final do Torneio SESI de Robótica FIRST® LEGO® League, que ocorre de 15 a 17 de março, no Rio de Janeiro. O time, que recebeu o nome de Discovery Talents, vai disputar ao lado de outras nove equipes do Paraná. Ao todo, participarão 75 equipes de diversos estados do Brasil.
Para esta temporada, com o tema Into Orbit, que em inglês significa “no espaço”, os alunos criaram um sistema que transforma o gás carbônico em oxigênio por meio da fotossíntese em um processo que envolve cianobactérias. Isso porque durante a pesquisa para identificar quais as dificuldades que mais surgem nas missões espaciais, eles descobriram que há uma alta concentração do gás no espaço. Enquanto o nível de gás carbônico no planeta Terra é de cerca de 0.3, em uma escala de 1 a 6, na nave espacial ele chega a alcançar o nível 6.
“A gente viu que numa escala comparada com a terra, ele é muito superior e pode até causar morte nos astronautas. Vendo esse problema, a gente desenvolveu uma solução, que seria basicamente um filtro para purificação do ar”, explica Allan Rodrigo, 15 anos, integrante da Discovery Talents.
O projeto fez com que a equipe se classificasse em segundo lugar na etapa regional do torneio e garantiu a participação na final da competição, que será realizada no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 15 e 17 de março. Mas para que a equipe consiga participar, os alunos, com o apoio dos professores e da comunidade, organizaram uma programação especial para este sábado (23). O objetivo é arrecadar verbas para o custeio da viagem da equipe para o Rio de Janeiro.
Oficinas de robótica e apresentação de robôs de LED farão parte da programação do evento, que será realizado no Santuário da Divina Misericórdia, a partir das 11h. Cinco equipes de robótica do estado participarão da ação e apresentarão os projetos desenvolvidos para o torneio. Também serão vendidos combos com hambúrgueres, batata frita e refrigerante ou suco.
“A gente está com uma expectativa, claro, que o pessoal compareça e a gente consiga arrecadar o dinheiro suficiente para a gente poder ir para o Rio de Janeiro e a gente espera também que toda a comunidade apareça para ter esse conhecimento da robótica, da importância da robótica para a vida dos alunos na parte educacional”, afirma o professor de matemática e robótica do Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli, que também é um dos técnicos da Discovery Talent.
O técnico explica que o torneio, além de trazer mais conhecimento para os alunos, ajuda a desenvolver a autonomia e a se prepararem para o mercado de trabalho. “A gente já tem alunos que saíram do projeto e hoje estão na Universidade Federal Tecnológica do Paraná, a UFTR, então a partir disso você consegue perceber que realmente a robótica desenvolve esse conhecimento neles”, destaca.

O torneio
O desafio da temporada, “Into Orbit”, explora a temática espacial, envolvendo satélites, comunicação, sobrevivência e aspectos psicológicos em que os astronautas estão sujeitos em uma viagem espacial. Crianças e jovens de 9 a 16 anos podem participar do Torneio SESI de Robótica.
O Serviço Social da Indústria (SESI), que investe em programas de robótica desde 2006, é o responsável pela realização do torneio no Brasil. Cada equipe deve ter obrigatoriamente dois treinadores: técnico e mentor; e 2 a 10 competidores. As equipes precisam resolver um conjunto de problemas do mundo real vivenciados por profissionais como cientistas e engenheiros.
Para a gerente de Educação Profissional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Vanessa Frason, essa experiência fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico dos alunos, além de torna-los competentes para o mundo do trabalho. “O fato de a gente trabalhar com situações da vida real é importante porque vai dar para ele uma noção de como efetivamente as coisas funcionam no mundo real e certamente isso vai facilitar para ele depois, futuramente, uma formação profissional”, ressalta.
Quer saber mais sobre robótica? Acesse:
http://www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/torneio-de-robotica/