LOC.: Pesquisa mostra que 74% dos brasileiros se dizem consumidores ambientalmente conscientes. O estudo é da Confederação Nacional da Indústria, a CNI. Ainda segundo a pesquisa, 30% dos entrevistados dizem sempre ter hábitos sustentáveis e 44% afirmam que às vezes.
Além disso, 69% dos brasileiros costumam separar materiais para reciclagem. A parcela que adota essa prática em 2022 é maior que em pesquisas anteriores. Em 2019, por exemplo, 55% dos entrevistados destinavam materiais para reciclagem. Na edição de 2013 da pesquisa, essa parcela era de 52%.
A diretora de Relações Institucionais da CNI, Mônica Messenberg, explica que tanto a sociedade quanto os produtores e as indústrias estão cada vez mais comprometidos em prol de um futuro melhor.
TEC/SONORA: diretora de Relações Institucionais da CNI, Mônica Messenberg
“É um caminho sem volta. Tanto a indústria, quanto os produtores e a sociedade vão cada vez mais exigir que os produtos sejam sustentáveis, que tenhamos menor emissão de gás estufa e que o país e o globo como um todo, tenham um futuro mais ambientalmente sustentável. A indústria está realmente empenhada nessa indústria de baixo carbono”.
LOC.: O chefe da Seção de Meio Ambiente da Centrais de Abastecimentos do Distrito Federal, a Ceasa-DF, Renato Lino, conta que esse comportamento da sociedade em relação ao consumo consciente já vem acontecendo há algum tempo.
TEC/SONORA: Chefe da Seção de Meio Ambiente da Ceasa-DF, Renato Lino
“Quem está no mercado ambiental, trabalhando com o meio ambiente há alguns anos vê nitidamente essa mudança comportamental do consumidor brasileiro, ainda incipiente, 69% é um índice alto, mas a gente pode chegar a 100%, pelo menos a meta é essa”.
LOC.: Ao todo, foram entrevistadas 2.019 pessoas com idade a partir de 16 anos nas 27 unidades da Federação. As entrevistas foram realizadas entre 8 e 12 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.