LOC.: Levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) revela que a procura por exames para detecção precoce de glaucoma sofreu uma queda de 30%. O quadro pode representar um sinal de alerta, tendo em vista que a enfermidade é a principal causa de cegueira evitável.
O motivo da redução pode estar relacionado aos receios impostos pela pandemia da Covid-19. A médica oftalmologista, Keila Prado, entende que essa baixa causa uma preocupação, já que o glaucoma é uma doença que, quanto mais cedo for diagnosticada, melhor serão os resultados do tratamento.
TEC./SONORA: Keila Prado, médica oftalmologista
“É importante o isolamento e se ter os cuidados, mas as consultas de rotina não podem deixar de ser feitas. Os médicos têm tomado bastante cuidado com a higienização dos consultórios e diminuído o número de pacientes agendados, o que reduz mais a chance de ter aglomeração. É preciso ter cuidado, mas não podemos negligenciar essa visita periódica ao médico.”
LOC.: Jatobá Queiroz, de 49 anos, reforça a importância de se procurar exames para detecção precoce de glaucoma. Ele conta que perdeu a visão total por consequência da doença quando tinha 21 anos de idade. Para o morador de Brasília, as pessoas não podem relaxar quanto a essa questão, pois o glaucoma pode se tornar um problema maior quando menos se espera.
TEC./SONORA: Jatobá Queiroz, morador de Brasília
“O glaucoma é muito silencioso. Ele vai dia após dia destruindo o nervo óptico, impedindo a oxigenação, e quando a gente se dá conta, já está sem enxergar completamente. Infelizmente o glaucoma é traiçoeiro e os cuidados não podem ser deixados para depois.”
LOC.: Ao se considerar os números do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS, o CBO destaca que em todas as regiões do Brasil foi notada redução na quantidade de exames preventivos para glaucoma. No estado de São Paulo, por exemplo, foram 348,6 mil exames a menos. Já na Bahia, a diminuição ficou em 202,4 mil exames, enquanto no Rio Grande do Sul o registro foi de 122,5 mil exames a menos.
Reportagem, Marquezan Araújo
NOTA
LOC.: Levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) revela que a procura por exames para detecção precoce de glaucoma sofreu uma queda de 30%.
O quadro pode representar um sinal de alerta, tendo em vista que a enfermidade é a principal causa de cegueira evitável. O motivo da redução pode estar relacionado aos receios impostos pela pandemia da Covid-19.
Ao se considerar os números do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS, o CBO destaca que em todas as regiões do Brasil foi notada redução na quantidade de exames preventivos para glaucoma.
No estado de São Paulo, por exemplo, foram 348,6 mil exames a menos. Já na Bahia, a diminuição ficou em 202,4 mil exames, enquanto no Rio Grande do Sul o registro foi de 122,5 mil exames a menos.
Reportagem, Marquezan Araújo