Data de publicação: 09 de Maio de 2022, 03:19h
LOC.: O Governo Federal lançou o Registro Nacional Positivo de Condutores, que vai cadastrar em um banco de dados todos os condutores que não cometerem infrações de trânsito por um período de 12 meses. O anúncio da nova ferramenta se deu na abertura da campanha Maio Amarelo, na última quarta-feira (4).
Com o cadastro positivo, quem tiver uma boa conduta no trânsito vai poder receber benefícios fiscais ou tarifários dos órgãos estaduais. Com a resolução, o cadastro positivo deve ser implementado em até 180 dias.
O diretor científico da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego de Minas Gerais, Alysson Coimbra, afirma que o cadastro positivo pode ser mais uma forma de se evitar os acidentes de trânsito no país.
TEC.SONORA: Alysson Coimbra, diretor científico da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego de Minas Gerais:
“As entidades científicas e os especialistas veem esse cadastro como uma ferramenta adicional, no sentido de incentivar as boas práticas de circulação de veículos nas nossas ruas, principalmente, nas vias urbanas, estradas e rodovias. Falo vias urbanas pela maior vulnerabilidade de pedestres, de ciclistas, de pessoas com algum grau de mobilidade reduzida, com dificuldade de deslocamento. Enfim, em um país onde ainda o trânsito é uma epidemia e que mais de 120 pessoas morrem por dia, nós precisamos aceitar, acreditar e trabalhar por qualquer medida que venha a agregar essa histórica e conhecida luta pela preservação de vidas no trânsito do Brasil”.
LOC.: O Maio Amarelo, movimento internacional criado para conscientizar os motoristas de todo o mundo sobre a importância de um trânsito cada vez mais seguro, em 2022 tem o lema “Juntos salvamos vidas”.
Durante todo o mês de maio, o governo vai promover ações pelo Brasil para conscientizar condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre o respeito à legislação de trânsito.
Reportagem, Gabriel Spies