Foto: Divulgação/MDR
Foto: Divulgação/MDR

Ministro Waldez Góes discute ações de defesa civil e de segurança hídrica em Santa Catarina

Titular do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional recebeu o secretário de Defesa Civil catarinense, Luiz Armando Schroeder, e a secretária de Articulação Nacional do estado, Vânia Franco


O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu, nesta terça-feira (24), o secretário de Defesa Civil de Santa Catarina, Luiz Armando Schroeder, e a secretária de Articulação Nacional do estado, Vânia Franco. Durante o encontro, foram abordados o apoio da Defesa Civil Nacional às cidades catarinenses afetadas por fortes chuvas nas últimas semanas, além de ações de segurança hídrica e segurança de barragens no estado.

Ao todo, 87 cidades catarinenses têm reconhecimento vigente de situação de emergência por conta de desastres naturais relacionados ao excesso de chuvas. Cerca de R$ 5,7 milhões já foram repassados pela Defesa Civil Nacional para municípios do estado afetados pelas fortes chuvas desde o início de dezembro do ano passado.

Durante o encontro, o ministro Waldez Góes destacou a importância de ações integradas entre os entes federativos para um melhor atendimento às ocorrências e à população afetada.

“É uma das nossas prioridades ter uma Defesa Civil cada vez mais estruturada, com as condições de sustentabilidade, dentro daquilo que é previsível no Brasil, para a resposta, recuperação e restabelecimento. E também integração com as Defesas Civis estaduais e municipais. Essa agenda reforça o quanto devemos estar integrados para responder aos desafios em todo o País”, afirmou o ministro.

Outro tema abordado no encontro foi a possibilidade de implementação de ações preventivas em relação à seca no Oeste Catarinense. Além disso, foram apresentadas instruções para a implementação de planos de segurança de barragens hídricas no estado.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC: O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu comitiva do governo de Santa Catarina nesta terça-feira, 24 de janeiro. Durante o encontro, foram abordados o apoio da Defesa Civil Nacional às cidades afetadas por fortes chuvas nas últimas semanas, além de ações de segurança hídrica e segurança de barragens no estado.

Ao todo, 87 cidades catarinenses têm reconhecimento vigente de situação de emergência por conta do excesso de chuvas. Mais de 5 milhões e setecentos mil reais já foram repassados pela Defesa Civil Nacional para municípios do estado afetados por esse desastre desde o início de dezembro do ano passado.

O ministro Waldez Góes destacou a importância de ações integradas entre os entes federativos para um melhor atendimento às ocorrências e à população afetada.

TEC/SONORA: Waldez Góes 

"Nós temos como uma prioridade máxima no Ministério ter uma Defesa Civil cada vez mais estruturada, com as condições de sustentabilidade naquilo que é previsível, em termos de desastres, para a resposta, recuperação, restabelecimento e integração com as Defesas Civis estaduais e municipais. Demonstra o quanto nós precisamos, ainda mais, estarmos integrados, uma vez que o país tem essa dimensão continental, tem as sazonalidades".

LOC: Outro tema abordado na reunião foi a implementação de ações preventivas em relação à seca no Oeste Catarinense. Também foram apresentadas instruções para a implementação de planos de segurança de barragens no estado.

Para saber mais sobre essa e outras ações de defesa civil do Governo Federal, acesse mdr.gov.br.

Reportagem, Vicente Melo