PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec - MG), 135 municípios do estado estão em situação de emergência devido à estiagem. A maior parte das cidades está localizada nas regiões do norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri, áreas do semiárido mineiro.
Superintendente de Gestão de Desastres da Cedec, o major Luís Antônio e Silva explica que apesar de muitos municípios estarem em emergência, não significa que a seca está mais ou menos grave na comparação com o mesmo período em anos anteriores.
“Ano passado, por exemplo, nós tivemos 147 municípios com decreto de situação de emergência em virtude seca. Esse ano, até o momento, nós temos 135. O que nós percebemos é que com a influência do El Niño, nós vemos uma onda de calor maior. A expectativa é que tenhamos temperaturas mais elevadas e umidade relativa do ar mais baixa”, informa Silva.
Com o objetivo de reduzir os impactos da seca em Minas Gerais, entre abril e outubro, mais de 136 mil metros cúbicos de água potável foram distribuídos para 944 comunidades, beneficiando cerca de 98 mil pessoas em 69 municípios. “Um total de 86 caminhões foram usados para o transporte e cerca de 9.430 cestas básicas foram entregues a 104 municípios afetados pela seca”, destaca o superintendente.
Além disso, a Defesa Civil trabalhou com ações preventivas em julho deste ano, com a distribuição de 15 kits contendo uma viatura 4x4, um notebook, uma trena digital e coletes reflexivos aos municípios. As cidades que receberem foram foram Raposos, São Joaquim de Bicas, Jaboticatubas, Perdões, Conceição do Pará, Capelinha, Pocrane, Poço Fundo, Pará de Minas, Coroaci, Nova Lima, Patrocínio, Conceição das Alagoas, Ipatinga e Malacacheta.
A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Andrea Ramos informa que, ao longo da semana, as chuvas em Minas Gerais ocorreram devido às instabilidades ocasionadas pela influência de uma frente fria.
“Na quarta-feira (18), já com a influência da frente fria, previsão de muitas nuvens, pancadas de chuvas e trovoadas isoladas e possibilidade de queda de granizo em praticamente todo o estado, exceto no noroeste do estado”, destaca.
De acordo com ela, no noroeste de Minas Gerais, persiste com temperaturas elevadas e baixa umidade, que pode chegar a valores abaixo de 20%, devido à massa de ar seco. Ramos ainda explica que na quinta-feira (19), as chuvas ainda estarão presentes no sul e centro do estado, enquanto que no norte, segue um tempo sem possibilidades de chuvas.
“Na sexta-feira, persiste um tempo com muitas nuvens a nublado, com chuvas no sul do estado, enquanto que as chuvas isoladas podem acontecer nas demais áreas do estado, inclusive no norte mas. O extremo norte do estado não recebe chuvas, mantendo o calor e baixa umidade”, completa.
O Programa Água Doce é uma parceria do governo federal e órgãos estaduais para recuperar postos e construir sistemas de dessalinização de água, beneficiando populações do semiárido. Em 2023, 59 obras estão em fase final, com 24 sistemas já distribuindo água de qualidade, atendendo cerca de 10 mil pessoas com mais de 1,3 milhão de litros de água distribuídos desde o início do ano.
Leia mais:
MG: Programa Água Doce deve levar água potável com qualidade para 26 municípios mineiros
MG: Provias está recuperando cerca de 3,5 mil quilômetros de rodovias no estado
PUBLICIDADE
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2025 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev
PUBLICIDADE