MINAS GERAIS: Pitangui e Nova Serrana estão em estado de alerta para infestação da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Os 14 agentes de combate a Dengue de Pitangui estão enfrentando um sério problema na hora de acabar com os focos do mosquito na cidade: o número de imóveis fechados. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, dos 11 mil imóveis existentes no município, cerca de mil e 500 estão fechados a cada ciclo de vistorias. Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, Pitangui está em situação de alerta, com índice 2,3 de infestação do mosquito. O número significa que muitos criadouros ainda são encontrados na cidade. Os imóveis fechados, então, acabam por dificultar o trabalho de combate à Dengue, como explica o coordenador de Endemias e Zoonoses de Pitangui, André Lopes.
 
TEC/SONORA: André Lopes, coordenador de Endemias e Zoonoses de Pitangui
 
“As casas fechadas são de pessoas que trabalham em Nova Serrana. Então,  eles saem daqui às seis horas da manhã e chegam às seis, seis e meia da tarde. E isso de segunda à sábado. Então, nessas casas, é difícil de a gente ‘pegar’. A não ser quando a pessoa está de férias, que é quando a gente consegue entrar. Mas fora isso, é bem complicado."
  
LOC: E Pitangui não é o único município enfrentando um estado de alerta para o número de criadouros encontrados dentro das casas. Nova Serrana também está em situação de alerta para a infestação do mosquito da Dengue. O município tem índice dois de infestação e já teve mais de dois mil casos notificados de Dengue neste ano, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Por isso, é importante lembrar que cada morador, de cada cidade, precisa fazer a sua parte. E o jeito mais fácil de não pegar Dengue, Zika ou Chikungunya é não deixar o mosquito nascer. Para saber como se proteger, acesse: saude.gov.br/combateaedes.  

Receba nossos conteúdos em primeira mão.