
Voltar
LOC.: A Defesa Civil Nacional reconheceu, nesta quarta-feira, 5 de novembro, a situação de emergência em quatro municípios afetados pela estiagem no estado do Amapá. São eles: Macapá, Amapá, Mazagão e Calçoene.
Com o reconhecimento federal, as prefeituras podem solicitar recursos para ações de defesa civil, como distribuição de cestas básicas, água potável e kits de higiene.
Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, explica como os repasses podem ser aplicados.
TEC./SONORA: Waldez Goes
“Os recursos da Defesa Civil podem ser empregados naquele primeiro momento que acontece o desastre pra fazer assistência humanitária, pra dar kits de higiene, alimentação para as pessoas que foram atingidas, que enfrentam as consequências daquele desastre, bem como pra restabelecimento dos serviços essenciais, como, por exemplo, abastecimento de água e desobstrução de vias públicas. Além disso, nós também podemos utilizar os recursos da Defesa Civil pra fazer reconstrução de infraestruturas públicas destruídas pelo desastre ou ainda de habitações destruídas pelo desastre.”
LOC 2: Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em proteção e defesa civil, acesse http://mdr.gov.br .
Reportagem, Manuela Rolim