
LOC: O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o MIDR, está alinhando novas ações para fomentar os três polos da Rota da Tecnologia da Informação e Comunicação existentes na Região Nordeste.
Nesta semana, representantes da Pasta, da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene, de universidades e de outras instituições realizaram uma rodada de debates para avaliar o trabalho que vem sendo realizado e planejar os próximos passos.
A secretária nacional de Politicas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo, explica a importância dessa Rota para o desenvolvimento da região.
TEC/SONORA: Adriana Melo
“É um setor produtivo que apresenta, desenvolve e promove soluções tecnológicas em diversos setores e que vem fazer disso um negócio altamente rentável, que envolve a juventude regional e que revela um novo olhar sobre a Região Nordeste. A Rota da TIC é inovadora, portadora de futuro e que se associa a diversos setores produtivos, trazendo o paradigma da inovação como carro-chefe”
LOC: O coordenador-geral do Programa Rotas de Integração Nacional, Tiago Gonçalves, comentou sobre os benefícios da Rota da Tecnologia da Informação e Comunicação para a região.
TEC/SONORA: Tiago Gonçalves
“Fizemos um levantamento histórico da aplicação das inovações tecnológicas no estado do Pernambuco, desde quando não existia nada até a presença dessas inovações que vieram com a chegada das Rotas de integração Nacional. Temos diversas ações sendo bem executadas, com muitos casos de sucesso. Há, por exemplo, startups que surgiram com a proposta da Rota da TIC e hoje são empresas”
LOC: No Nordeste, os três polos da Rota da TIC são o Mangue Digital, em Recife (PE), o Paraíba Digital, em João Pessoa (PB), e o Sertão Digital, que atua nos estados de Pernambuco e Bahia.
A Rota também conta com o Polo Cerrado Digital, que tem foco na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.
Para saber mais sobre o Programa Rotas de Integração Nacional, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Alessandro Mendes