Foto: Divulgação/MIDR
Foto: Divulgação/MIDR

MIDR atualiza cursos de capacitação para a utilização do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD)

Com a modernização da legislação em Proteção e Defesa Civil, 10 cursos foram revisados e já estão à disposição do público na Escola Virtual de Governo


O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, revisou e atualizou, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 10 cursos sobre a utilização do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2id). A ação faz parte do Plano dos 100 primeiros dias de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foram revisadas e atualizadas as seguintes capacitações:  Acesso ao Sistema, Registro e Reconhecimento (Todos os usuários), Solicitação de Recursos para Ações de Resposta (Usuário Municipal e Estadual), Execução das Ações de Resposta (Usuário Municipal e Estadual) e Solicitação de Recursos para Obras de Reconstrução (Usuário Municipal e Estadual)

“A Defesa Civil Nacional atualizou 10 cursos para utilização do S2ID, que é a principal plataforma do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. No nosso Plano de Capacitação Continuada, temos hoje disponíveis 35 cursos, on-line e gratuitos, certificados pela Escola Nacional de Administração Pública”, informa a diretora do Departamento de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, Karine Lopes. “Mantemos nosso compromisso em garantir capacitações que alinhem teoria e prática, com material atualizado e de qualidade reconhecida. Mais uma entrega dos 100 dias do Governo Lula”, completa.

Sobre o S2iD

O S2iD é uma plataforma digital na qual é possível elaborar planos de contingência; registrar desastres ocorridos no município/estado; solicitar o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública; solicitar recursos federais a partir da elaboração de formulários on-line; consultar e acompanhar as solicitações de reconhecimento e de repasses para ações de resposta e de recuperação; e buscar informações sobre recorrências de desastres com base em dados oficiais. A plataforma pode ser acessada neste link.

Sobre os cursos

No total, a Defesa Civil Nacional oferece 23 cursos em EAD para habilitar e qualificar os agentes de Proteção e Defesa Civil para o uso do S2iD. Os cursos são on-line e totalmente gratuitos. Confira neste link a lista completa dos cursos oferecidos pela Pasta.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC: A Defesa Civil Nacional revisou e atualizou, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, 10 cursos sobre a utilização do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ação faz parte do plano dos 100 primeiros dias de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foram atualizadas capacitações sobre acesso ao sistema, registro e reconhecimento; solicitação de recursos para ações de resposta e de reconstrução e execução das ações de resposta.

Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, explica mais sobre as capacitações oferecidas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

TEC/SONORA: Karine Lopes

A Defesa Civil Nacional atualizou 10 cursos para utilização do S2ID, principal plataforma do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. No nosso Plano de Capacitação Continuada, temos hoje disponíveis 35 cursos, on-line e gratuitos, certificados pela Escola Nacional de Administração Pública. Mantemos nosso compromisso em garantir capacitações que alinhem teoria e prática, com material atualizado e de qualidade reconhecida.

LOC: Por meio do S2iD, é possível elaborar planos de contingência; registrar desastres; solicitar o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública; e também solicitar recursos federais para socorro e atendimento à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestrutura pública danificada.

A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.

Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br.

Reportagem, Alessandro Mendes