Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 20 de Maio de 2022, 16:31h, atualizado em 20 de Maio de 2022, 16:40h
LOC: O Governo Federal autorizou nesta sexta-feira, 20 de maio, o repasse de mais de oitocentos e cinquenta mil reais a seis cidades de Minas Gerais atingidas por desastres naturais.
Rio Casca receberá o maior repasse, de mais de 356 mil reais. Atingida por chuvas intensas, a cidade vai usar os recursos para restabelecimento de acesso à comunidade.
Para Dom Silvério, serão destinados 145 mil reais, enquanto Belmiro Braga vai contar com quase 200 mil. Os dois municípios, que foram atingidos por chuvas intensas, usarão os recursos na construção de muros de contenção.
Também afetadas por fortes chuvas, Ponte Nova e Piedade dos Gerais vão contar com 86 mil e 50 mil reais, respectivamente, para a recuperação de bueiros, estradas, vias e pontes.
Por fim, o município de Campanário, onde houve um vendaval, terá acesso a mais de 15 mil reais para o restabelecimento de um córrego.
Em todo o País, estados e municípios afetados por desastres podem solicitar apoio financeiro ao Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para ações de defesa civil. O ministro Daniel Ferreira explica como podem ser usados os recursos.
SONORA DANIEL FERREIRA
"Os recursos da Defesa Civil podem ser empregados naquele primeiro momento que acontece o desastre pra fazer assistência humanitária, pra dar kits de higiene, alimentação pras pessoas que foram atingidas, que enfrentam as consequências daquele desastre, bem como pra restabelecimento dos serviços essenciais, como, por exemplo, abastecimento de água e desobstrução de vias públicas. Além disso, nós também podemos utilizar os recursos da Defesa Civil pra fazer reconstrução de infraestruturas públicas destruídas pelo desastre ou ainda de habitações destruídas pelo desastre."
LOC: A solicitação de recursos é feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD, que pode ser acessado em s2id.mi.gov.br.
Também nesta sexta-feira, o MDR liberou recursos para ações de defesa civil em cidades da Bahia, Pará, Amazonas e Maranhão.
Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Marcus Pereira