LOC.: O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, participou da abertura do 24º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, em Minas Gerais. Com o tema Água em Pauta: Múltiplas Dimensões, o evento segue até a próxima sexta-feira, 26 de novembro, com uma programação de sessões técnicas, conferências e mesas redondas.
Wilson Melo, diretor do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas do MDR, participou da cerimônia. Ele reforçou o compromisso da pasta em diminuir as desigualdades regionais, tendo a água como fio condutor das ações do ministério.
TEC./SONORA: Wilson Melo, diretor do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas do MDR
“O Ministério do Desenvolvimento Regional tem um papel importante nas águas. O ministério avançou na reforma ministerial, unificando várias políticas públicas voltadas à água. E nessa missão, o Ministério do Desenvolvimento Regional concentrou a política da gestão de recursos hídricos, a política nacional de saneamento, a política de irrigação, a política de defesa civil, a política de desenvolvimento regional, e aqui eu faço um parêntese com relação a essa importante política pública, que essa é aquela na qual esperamos reduzir as desigualdades regionais no País. E a gente percebe como a água é um elemento importante para a minimização desses efeitos da desigualdade, considerando as oportunidades de acesso à água, diferenciadas.”
LOC.: Ao longo da semana, serão abordados temas como planejamento, gestão, processos hidráulicos, hidrologia urbana, proteção de mananciais e recuperação ambiental de bacias. Também haverá debates sobre inovações em monitoramento e gestão de dados.
Para saber mais sobre as ações do Governo Federal no setor de Segurança Hídrica, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Alessandro Mendes