Está aberto até 18 de setembro um processo seletivo simplificado para contratação de um bolsista que irá atuar na implementação do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa). A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Saneamento (SNS), e conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape).
Acesse o processo seletivo nº 68/2022 - 53.071.044
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo portal da Funape mediante cadastro e anexo de documentos. Os requisitos mínimos são graduação concluída, experiência de quatro anos em desenvolvimento de aplicativos web e conhecimento da linguagem PHP para sistemas web.
A seleção será realizada em duas fases. A primeira é de caráter classificatório e eliminatório e compreende a análise de currículo. A segunda é a apresentação pessoal e entrevista, na qual serão avaliados a experiência e o conhecimento do candidato sobre as atribuições.
A dedicação será de 30 ou 40 horas semanais. A depender da experiência e carga horária, as bolsas podem variar entre R$ 4 mil e R$ 9 mil. A Funape terá até o dia 30 de setembro para publicar o resultado final da seleção.
O SNIS
Previsto pela Lei nº 11.445/07, o Sinisa chegará para atualizar o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). A ferramenta gerenciada pela SNS reúne informações de caráter operacional, gerencial, financeiro e de qualidade dos serviços de água e esgotos (desde 1995), manejo de resíduos sólidos urbanos (desde 2002) e manejo das águas pluviais urbanas (desde 2015).
Os indicadores produzidos a partir destas informações são referência para a formulação de políticas públicas, para o acompanhamento da evolução do setor de saneamento no Brasil e comparação de desempenho da prestação de serviços.