Foto: MDR/Divulgação
Foto: MDR/Divulgação

MDR divulga resultado preliminar de seleção de terrenos para empreendimentos sustentáveis

Edital vai selecionar três áreas onde serão construídos residenciais para famílias de baixa renda. Projetos arquitetônicos foram selecionados em concurso

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Três projetos de arquitetura para construção de moradias sustentáveis para famílias de baixa renda foram selecionados pelo Governo Federal e vão sair do papel. As propostas foram apresentadas em concurso lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para encontrar soluções inovadoras e viáveis de modelos de habitações sociais, como as construídas pelo Programa Casa Verde e Amarela.

Os projetos vão ser erguidos em três cidades: Olinda, em Pernambuco; Campo Grande, em Mato Grosso do Sul; e em Londrina, no Paraná. No município paranaense, foram aprovadas duas propostas e apenas uma delas será levada adiante, a escolha da prefeitura. As cidades foram escolhidas por meio de seleção pública com participação de COHABs de todo o País.

Alfredo dos Santos, secretário nacional de Habitação do MDR, explica o impacto dessa ação e como os projetos foram selecionados.

"É um passo a mais que a Secretaria Nacional de Habitação dá em direção a projetos mais sustentáveis, que reconheçam as características locais, e as necessidades locais e que leve aos beneficiários o que tem de mais moderno nas tecnologias de construção e, também, nos quesitos de arquitetura."

A Agência Alemã de Cooperação Internacional, a GIZ, e a Associação Brasileira de COHABs são parceiras da iniciativa. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.