LOC: Três projetos de arquitetura para construção de moradias sustentáveis para famílias de baixa renda foram selecionados pelo Governo Federal e vão sair do papel. As propostas foram apresentadas em concurso lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para encontrar soluções inovadoras e viáveis de modelos de habitações sociais, como as construídas pelo Programa Casa Verde e Amarela.
Os projetos vão ser erguidos em três cidades: Olinda, em Pernambuco; Campo Grande, em Mato Grosso do Sul; e em Londrina, no Paraná. No município paranaense, foram aprovadas duas propostas e apenas uma delas será levada adiante, a escolha da prefeitura. As cidades foram escolhidas por meio de seleção pública com participação de COHABs de todo o País.
Alfredo dos Santos, secretário nacional de Habitação do MDR, explica o impacto dessa ação e como os projetos foram selecionados.
"É um passo a mais que a Secretaria Nacional de Habitação dá em direção a projetos mais sustentáveis, que reconheçam as características locais, e as necessidades locais e que leve aos beneficiários o que tem de mais moderno nas tecnologias de construção e, também, nos quesitos de arquitetura."
LOC: A Agência Alemã de Cooperação Internacional, a GIZ, e a Associação Brasileira de COHABs são parceiras da iniciativa. Para saber mais sobre ações de habitação do Governo Federal, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Gabriela Vogado