Mapa da vacinação no Brasil
Conheça melhor o SUS, um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, nessa série de podcasts ancoradas por Fabi Costa, uma conversa descontraída misturando números e histórias reais
Seu navegador não suporta áudio HTML5
Oi, eu sou Fabiana Costa, estamos aqui em mais um Onde Tem SUS, tem vacina. No episódio anterior, trouxemos dados da vacinação no Brasil e vimos que nosso país já vacinou 72,2% da sua população com pelo menos duas doses ou a dose única do imunizante.
EMISSORAS DE RÁDIO: Comunicador, disponibilizamos o áudio deste podcast para download. Utilize e diversifique sua programação!
Mas será que todas as vacinas são mesmo eficazes?
Vamos ouvir a Doutora Keila sobre este assunto.
"Todas as vacinas que temos disponíveis, elas são seguras e são eficazes. Não se pode comparar uma vacina com a outra."
O Sistema Único de Saúde tem trabalhado muito para levar as vacinas para mais e mais pessoas do nosso Brasil.
E pra gente saber como anda a vacinação em nosso país, a gente trouxe dados dos estados brasileiros.
No topo do ranking dos estados que mais aplicaram vacinas contra a Covid-19, está São Paulo, com 116 milhões de doses aplicadas. Em seguida, temos Minas Gerais, com 46 milhões e Rio de Janeiro, com 35 milhões. Na sequência, vêm Bahia, 28,7 milhões e Paraná, com 25,5 milhões de doses aplicadas.
Esses dados ajudam a ter uma ideia do imenso trabalho, que contou com a ajuda de muitas pessoas, para que a vacina chegasse no braço dos brasileiros.
Quem também tomou a vacina foi Dona Irani Maria dos Santos. Dona Irani foi infectada pela Covid depois de ter tomado a vacina.
"Eu peguei depois que eu tomei a vacina, por isso que eu to aqui contando"
Assim como dona Irani, a vacina protegeu e protege muitas pessoas.
Para se ter uma ideia do público vacinado, 53,3% da população vacinada são mulheres e 46,7% são homens.
O Brasil é um país continental.
Vacinar 72,2% da população em um país tão diverso quanto o nosso, com tantas diferenças étnicas e geográficas é um verdadeiro desafio que o SUS encarou com vontade de dar certo.
O resultado é um esquema vacinal referência no mundo inteiro, com um sistema de saúde público e universalizado, patrimônio dos brasileiros. Por isso, pode ter certeza, onde tem SUS, tem vacina.