PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em mais 12 cidades do país atingidas por desastres naturais. A portaria que oficializa a medida foi publicada na edição desta terça-feira (28) do Diário Oficial da União (DOU). Confira neste link.
No Rio Grande do Sul, seis cidades enfrentam a estiagem. Barros Cassal, Forquetinha, Herveiras, Putinga, Salvador do Sul e Tio Hugo. No momento, 242 cidades gaúchas estão com reconhecimento federal de situação de emergência vigente devido à estiagem. A região Sul acumula mais de 400 cidades em situação de emergência.
Já as cidades de Brasópolis, em Minas Gerais, e Cachoeira Paulista, Itaquaquecetuba, São Bento do Sapucaí, Sorocaba e Taubaté, em São Paulo, obtiveram o reconhecimento por conta de chuvas intensas.
No total, a região Sudeste tem 550 municípios em situação de emergência, em sua maioria afetados pelas fortes chuvas que castigam a região nesta época do ano.
Ao todo, o Brasil tem 1.330 municípios com reconhecimento federal de situação de emergência devido a desastres naturais naturais. Confira a lista aqui.
Na última quinta-feira (23), o Governo Federal, por meio dos ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), anunciou investimentos de R$ 430 milhões para ações de mitigação dos efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul.
Do valor total anunciado, R$ 100 milhões serão investidos pelo MIDR. Os recursos serão utilizados na contratação de carros pipas para distribuição de água e também na compra e doação de cestas básicas e de combustível, entre outras ações. Cerca de 300 municípios serão beneficiados. Saiba mais neste link.
Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.
As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD)
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
PUBLICIDADE
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2025 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev
PUBLICIDADE