Data de publicação: 25 de Janeiro de 2023, 20:27h, atualizado em 25 de Janeiro de 2023, 20:45h
LOC: O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, debateu nesta quarta-feira, 25 de janeiro, projetos que busquem fomentar o desenvolvimento na região da divisa entre o nordeste do Pará e o Amapá. Ele recebeu a prefeita da cidade paraense de Almeirim, Lúcia Carvalho.
Um dos pontos tratados é a possibilidade de integração do estado do Amapá ao estado do Pará por via terrestre, com a interligação da BR-156 com a BR-254.
Segundo o ministro Waldez Góes, o empreendimento pode auxiliar no crescimento econômico e social da região.
TEC/SONORA: WALDEZ GÓES
"Discutimos aqui vários projetos, mas um com destaque especial, que é a integração da região amazônica através da integração do Amapá e do Pará, com a BR-156 e a 254. A BR-156 fica no Amapá, que tem todo uma ligação com as Guianas e com o Caribe. Isso é muito importante para o desenvolvimento regional, para a integração nacional, para novas oportunidades, para a valorização ainda maior dos potenciais que existem nessa região da Amazônia."
LOC: Durante o encontro, também foi apresentada a Estratégia Rotas de Integração Nacional. A região tem potencial para a instalação de polos das Rotas do Cacau e do Leite.
Atualmente, há 11 Rotas reconhecidas pelo Governo Federal: do Açaí, da Biodiversidade, do Cacau, do Cordeiro, da Economia Circular, da Fruticultura, do Leite, do Mel, da Moda, do Pescado e da Tecnologia da Informação e Comunicação.
No Pará, cinco polos estão em funcionamento. São três da Rota do Açaí: Baixo Tocantins, Marajó e Nordeste Paraense; a unidade Sudeste Paraense da Rota do Mel; e o polo Transamazônica da Rota da Biodiversidade.
Para saber mais sobre essa e outras ações do Governo Federal em desenvolvimento regional, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Vicente Melo