Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

INSS: 2ª parcela do 13º disponível para beneficiários com NIS final 5 e 0

Esta sexta-feira (7) é o último dia do pagamento. Especialista recomenda uso do dinheiro para pagar dívidas e poupar, se possível

ÚLTIMAS SOBRE INSS


Os aposentados e pensionistas com final do Número de Inscrição Social (NIS) 5 e 0 e que ganham acima de um salário mínimo receberão a segunda parcela do 13º  nesta  sexta-feira (7). Segundo o calendário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o pagamento aos beneficiários vai até hoje. As datas foram definidas de acordo com o dígito final do NIS.

Os pagamentos do 13º para quem recebe acima do mínimo começaram na última segunda-feira (3). Já para quem ganha um salário mínimo, o pagamento 13º começou dia 24 de maio e também termina hoje.

O economista e educador financeiro Francisco Rodrigues lembra que este é o 5° ano da antecipação do 13° salário. Segundo ele, o dinheiro deve ser utilizado para pagar possíveis dívidas, despesas fixas, como água e luz. Mas, se for possível, poupar também é um bom caminho. 

“Essa medida foi assinada em março de 2024, ou seja, já é o quinto ano seguido que os segurados do INSS receberão as parcelas antes das datas tradicionais, que eram em agosto e em dezembro. Muito importante também poupar um percentual ou a parcela integral. Por que? Para servir como reserva financeira para o restante do ano. O 13º é uma gratificação que deve ser utilizada da melhor forma possível ”, afirma o educador financeiro.


Confira o calendário de pagamento:

Consultar valores 

As datas de pagamento e o extrato com os valores do 13º estão disponíveis no aplicativo Meu INSS. Os segurados também podem consultar o site gov.br/meuinss ou ligar para o telefone 135 – disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h - para conferir a liberação de sua parcela.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: Nesta sexta-feira os aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima de um salário mínimo e têm o Número de Inscrição Social (NIS) com dígitos finais 5 e 0 recebem a segunda parcela do 13º salário. Hoje é o último dia do pagamento das parcelas, que começaram na última segunda-feira.

O economista e educador financeiro Francisco Rodrigues sugere que o dinheiro deve ser utilizado para pagar possíveis dívidas, despesas fixas, como água e luz e, se possível, poupar é um bom caminho. 
 

TEC./SONORA: Francisco Rodrigues, economista e educador financeiro

“Muito importante também poupar um percentual ou a parcela integral. Por que? Para servir como reserva financeira para o restante do ano. O 13º é uma gratificação que deve ser utilizada da melhor forma possível Será injetado na economia R$ 67,6 bilhões segundo o Ministério da Previdência.”


LOC.: O extrato com os valores do 13º estão disponíveis no aplicativo Meu INSS. Os segurados também podem consultar o site gov.br/meuinss ou pelo telefone 135.

Reportagem Bianca Mingote