Data de publicação: 15 de Maio de 2023, 02:52h, atualizado em 01 de Agosto de 2023, 16:51h
LOC.: Em março de 2023, a produção industrial nacional subiu 1,1%, em relação ao mês anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 0,9%. As informações foram divulgadas pelo IBGE. Para o economista e educador financeiro Alexandre Arci, esse crescimento é muito importante para o reaquecimento econômico.
TEC. SONORA: ECONOMISTA E EDUCADOR FINANCEIRO ALEXANDRE ARCI
“Dentro dos fatores fundamentais e importantes para essa retomada está o reinvestimento dentro da prória categoria industrial, além disso, o ajuste cambial traz um incentivo maior para a produção industrial.”
LOC.: Segundo o deputado José Rocha, do União da Bahia, que é coordenador da Frente Parlamentar Mista da Indústria, o resultado é tímido, mas que deve ser reconhecido. Ele acredita que com o empenho do governo em oferecer segurança jurídica e menos tributação, o setor pode ganhar mais fôlego para continuar avançando.
TEC. SONORA: DEPUTADO JOSÉ ROCHA
“Temos setores queprecisam sr diferenciados na tributação e que não venham a ser penalizados e vamos também nos debruçar no Congresso Nacional tanto no maco fiscal quanto na reforma tributária para dra maior tranquilidade às pessoas que investem nesse segmento com geração de emprego e geração de renda no país. É o segmento que mais gera emprego, portanto, é o segmento que dá maior estabilidade social às famílias e precisa ter um olhar do governo no sentido de não penalizar ese setor que já sofre na pandemia.”
LOC.: De todas as atividades pesquisadas, 16 avançaram em março. Entre elas, os setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis; máquinas e equipamentos; e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (6,7%).
Reportagem, Lívia Azevedo