HPV: Catalão, Cristalina e Pires do Rio buscam vacinar 100 por cento das adolescentes contra o vírus

Dois municípios já bateram a meta de 80 por cento das meninas de 11 a 13 anos vacinadas contra o HPV. O objetivo agora é chegar à 100 por cento da imunização.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Três municípios de Goiás estão trabalhando para aumentar o número de meninas vacinadas contra o vírus HPV, na segunda fase da campanha. Em Catalão, a secretaria municipal de saúde afirmou que 80 por cento das meninas de 11 a 13 anos de idade já foram imunizadas. O município cumpriu a meta do ministério da Saúde que é de exatamente 80 por cento, mas segundo a responsável pela vacinação em Catalão, Luciana Martins, o município quer chegar aos 100 por cento de adolescentes livres do vírus HPV. A enfermeira lembra que a vacina é gratuita e quem ainda não tomou a primeira dose pode ir ao posto e atualizar a imunização.
 
SONORA: Coordenadora do PNI em Catalão, Luciana Martins
 
“Essa vacina está disponível da rede publica de saúde. É uma vacina que se for comprar na rede particular é cara, as três doses são muito cara e o ministério da Saúde por pensar na importante proteção que essa vacina confere disponibilizou essa vacina na rede pública. Então é importantíssimo que os pais das garotas e as próprias garotas se conscientizem da importância dessa imunização  e procurem a unidade de saúde para poder tomar a segunda dose. E aquelas meninas que estão dentro da faixa etária de 11 a 13 anos elas podem receber a primeira dose.”
  
REPÓRTER: Já em Cristalina, cidade a 180 quilômetros de Catalão, a meta não foi alcançada. Pouco mais de 35 por cento das meninas de 11 a 13 anos de idade no município já tomaram a vacina. A coordenadora do plano nacional de imunização em Cristalina, Ronize Pereira de Paula faz um convite aos pais das meninas dentro da faixa etária de vacinação e lembra que na cidade não houve nenhum caso de reação à vacina.
 
SONORA: Coordenadora do PNI em Cristalina, Ronize Pereira de Paula
 
“No caso quero reforçar aos pais que levem as suas filhas aos postos de saúde para fazer a vacina HPV. Porque não tem reações, graças a Deus no nosso município não teve isso. Ele pode procurar a unidade sem medo e levar suas filhas para se proteger do HPV. Os pais podem direcionar ao PSF centro que fica localizado na rua Minas Gerais, fica próximo ao antigo correio.”  
 
REPÓRTER: Outro município que melhorou o número de vacinação foi Pires do Rio. Segundo a secretaria municipal de saúde mais de 75 por cento das meninas de 11 a 13 anos já tomaram a vacina no município. Mas como em Catalão, Pires do Rio quer chegar aos 100 por cento de meninas livres do vírus HPV. Em todo estado de Goiás a vacinação ainda não é satisfatória, mais de 50 por cento das meninas de todo estado ainda não se protegeram contra o vírus HPV. Atenção garotas de 11 a 13 anos de idade, se você ainda não tomou a segunda dose contra o HPV, vá ate o posto de saúde mais próximo de casa e se previna. A vacina é segura e a aplicação não passa de dez minutos.
 
Reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.