LOC.: O Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC) no Pará teve o mês de abril marcado pelo maior número de doações de sangue realizadas pela instituição. No decorrer do mês, o HRPC motivou mais de 70 pessoas a fazerem doações, conseguindo repor 58 bolsas para a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).
De acordo com o governo do Pará, a expectativa é que o número de doações continue crescendo.
O hematologista e hemoterapeuta associado da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) Denys Fujimoto alerta que a falta de sangue disponível pode atrasar tratamentos cirúrgicos e atrapalhar quadros clínicos de pacientes internados.
TEC./SONORA: Denys Fujimoto, hematologista e hemoterapeuta
“Esse é um problema que a maioria dos serviços banco-sangue vem enfrentando desde a pandemia, pois a gente vem observando o que tem diminuído bastante as doações frequentes de sangue.”
LOC.: Aqueles que estão aptos para doar sangue são pessoas entre 16 e 69 anos, menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis; estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50kg; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; estar alimentado e apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato.
O hematologista afirma que a idade limite para realizar a doação pela primeira vez é de 60 anos.
TEC./SONORA: Denys Fujimoto, hematologista e hemoterapeuta
“Doador que nunca fez nenhuma doação de sangue e já tem mais de sessenta anos, não está apto a fazer doação de sangue.”
LOC.: Para doar sangue em Castanhal, os doadores podem procurar o hemocentro da cidade, que fica localizado na Rua Quincas Nascimento, 521.
Em Belém, a doação pode ser feita na sede do Hemopa.
Reportagem, Sophia Stein