LOC.: José Francisco Borges, mais conhecido como J. Borges, foi um dos mais renomados mestres da xilogravura brasileira. Nascido em 20 de dezembro de 1935, na cidade de Bezerros, em Pernambuco, ele nos deixou em 26 de julho deste ano, mas suas obras ficarão eternizadas no acervo do Memorial J. Borges.
Edna Silva, administradora do Memorial J. Borges, conta que, além da grande demanda de clientes brasileiros, muitas pessoas queriam levar as obras do xilógrafo para fora do país.
As primeiras obras a atravessarem a fronteira do Brasil foram transportadas pelos correios e eram enviadas em poucas unidades como se fossem presentes. Na época, ela não sabia sobre a obrigatoriedade do invoice, o documento que deve ser emitido em transações comerciais internacionais, como se fosse uma nota fiscal.
Logo após a pandemia, Edna participou do Programa de Qualificação para Exportação, o Peiex, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil. Agora, após se capacitar, ela pode detalhar a diferença no processo de exportação.
TEC./SONORA: Edna Silva, administradora do Memorial J. Borges
“Foi quando tivemos o contato com a Apex que eu entendi que precisava ter um invoice. Nós começamos a vender para lojistas também, porque aprendemos a fazer esse processo. Começamos a enviar para o transportador, que não sabíamos que conseguia enviar. Então, isso tudo, eu consegui adquirir esse conhecimento por meio do curso que eu fiz com a Apex.”
LOC.: Segundo Edna, o aprimoramento da exportação ajudou, inclusive, a aumentar a visibilidade do artista no mercado interno.
TEC./SONORA: Edna Silva, administradora do Memorial J. Borges
“Muitas pessoas da região não têm noção do quão longe vai a obra de Borges, a obra de nossos artistas. Então, com certeza, isso influenciou muito, porque eles viram que não é uma arte que fica só aqui. Ela é admirada no mundo inteiro.”
LOC.: O Memorial J. Borges é um dos mais de 800 empreendedores que passaram pelo Peiex e já faturam no mercado internacional.
Por meio do programa da ApexBrasil empresários de todos os portes recebem um diagnóstico detalhado do próprio negócio, além de um plano de exportação personalizado, com as etapas necessárias para que suas empresas se tornem aptas a exportar.
Entre 2021 e 2023, o Peiex treinou mais de cinco mil empresas, das quais 827 realizaram exportações.
Para mais informações sobre o Peiex e outros projetos de incentivo à exportação promovidos pela ApexBrasil, acesse apexbrasil.com.br.