LOC.: Os gestores têm até o dia 31 de janeiro para participar da Pesquisa Diagnóstico Nacional das Guardas Municipais. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), as informações coletadas subsidiarão a realização de estudos, além de ter o potencial de dar suporte aos gestores públicos.
A pasta informou, em nota, que os resultados servirão de base para planejar políticas públicas dedicadas à estruturação da corporação, bem como para fortalecer estratégias de prevenção à violência e à criminalidade.
Dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) de 2023, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), apontam que dos mais de CINCO MIL E QUINHENTOS municípios brasileiros, MIL TREZENTROS E VINTE E DOIS dispõem da Guarda Municipal.
Para responder à pesquisa é necessário, inicialmente, realizar um pré-cadastro, que deve ser feito por representantes dos municípios que possuem Guarda Municipal por meio de um formulário online que pode ser acessado no site oficial do ministério em: www.gov.br. O interessado deve clicar no ícone de três barras horizontais no topo esquerdo do site e selecionar as opções: Assuntos; Sua Segurança e, depois, Segurança Pública e rolar a página até encontrar o texto sobre o PRÉ-CADASTRO.
Concluída esta etapa do pré-cadastro, posteriormente um novo link e uma senha serão enviados para que os comandantes das corporações possam participar da segunda fase do levantamento.
O diagnóstico é promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Conforme informações do MJSP, a participação de prefeitos e comandantes das Guardas Municipais é fundamental para o sucesso do diagnóstico.
Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Bianca Mingote.