Data de publicação: 03 de Agosto de 2021, 19:00h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:31h
Buscar soluções para construir moradias mais sustentáveis e com menor impacto ambiental. Com esse objetivo, o Governo Federal promoveu mais um debate com representantes do setor da construção civil.
Desde maio deste ano, os participantes discutem questões ligadas à sustentabilidade em busca de melhorias que possam integrar o Plano Nacional de Habitação e serem aplicadas nos projetos habitacionais do Programa Casa Verde e Amarela, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR.
Rhaiana Santana, secretária executiva do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação, destaca o avanço da pauta a cada encontro. “As reuniões do grupo de trabalho estão sendo muito enriquecedoras, trazendo maior governança para a temática da sustentabilidade, visando a inclusão de requisitos nos sistemas integrantes do Programa Brasileira da Qualidade e Produtividade do Habitat.”
O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat é uma ferramenta do Governo Federal que busca garantir a qualidade da habitação, com obras marcadas pela segurança e durabilidade, e a produtividade do setor da construção, a partir da sua modernização.
No início de julho, o MDR debateu ferramentas que visam reduzir o impacto ambiental na construção das moradias. Na ocasião, foram apresentados indicadores como o Pegada Hídrica, que calcula quanto de água é gasto na construção da edificação, e o Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção, que busca fazer um cálculo de emissão de carbono de geração de energia.