Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda
Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda

GOTA: quais as causas e sintomas?

A gota é causada pelo aumento nos níveis de ácido úrico no sangue


A gota é causada pelo aumento nos níveis de ácido úrico no sangue. Quando isso ocorre, o ácido úrico pode formar cristais em alguns tecidos do corpo provocando uma forte irritação no local, causando dor e inchaço. O Reumatologista Dr. Ricardo Fuller dá mais detalhes sobre a doença. 

O ácido úrico é naturalmente gerado em nosso organismo e é expelido através da urina.

Causas

Um dos principais fatores que causam a elevação do ácido úrico é um rim que trabalha lentamente na eliminação do ácido.

Outro motivo de aumento do ácido úrico, deve-se à produção maior decorrente principalmente da alimentação. Isso pode ocorrer com a ingestão de determinados alimentos como carnes, embutidos, frutos do mar, sementes leguminosas (feijão, lentilha e grão de bico), açúcar e bebidas alcóolicas. A produção também pode aumentar em casos de infecção, cirurgia, jejum prolongado, exercício físico exagerado, medicamentos, entre outros. 

Sintomas

Um dos principais sintomas de gota é a dor na articulação, normalmente apenas uma articulação por vez é afetada em cada crise causando dor acompanhada de vermelhidão. As regiões mais comumente afetadas são os pés, mas também atinge mãos, cotovelos e os joelhos. A dor tem início súbito e de 3 a 10 dias essa dor desaparece. As crises podem aparecer também durante a madrugada, o intervalo entre uma crise e outra é variado pode aparecer em alguns dias ou meses.

A gota também pode afetar os rins. A cada três pacientes com gota, um pode ter cálculo renal. A pele também pode ser acometida, com formação de vários caroços formando os conhecidos tofos, que podem se romper e infecionar.

CONTEÚDO PARA EMISSORAS DE RÁDIO: Nesta edição, você pode utilizar três áudios sobre o tema: 

  • O que é gota?
  • Sintomas articulares
  • Causas

Para saber mais, assista ao vídeo do canal Doutor Ajuda no Youtube.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.