Foto: Zack Stencil/MCom
Foto: Zack Stencil/MCom

Goiás tem inscrições abertas para interessados em lançar rádios comunitárias

Com as novas rádios, a população local será beneficiada com mais acesso à informação e entretenimento

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério das Comunicações prorrogou até o dia 14 de março o prazo para que fundações e associações interessadas em operar rádios comunitárias em 57 municípios de Goiás, incluindo a capital, Goiânia, enviem as propostas. 

Confira a lista de municípios aqui.

No total, estão abertas inscrições em 795 municípios de 21 estados. Com as novas rádios, a população local será beneficiada com mais acesso à informação e entretenimento.

A diretora de Radiodifusão Pública, Comunitária e Estatal do Ministério das Comunicações, Daniela Schettino, explica a importância das rádios comunitárias para a democratização do acesso à informação. 

"As rádios comunitárias elas têm um papel muito bacana porque ela não só dá uma notícia do Brasil inteiro, muitas questões do governo federal, ações importantes de cidadania, de conteúdo de utilidade pública, mas elas também traz aquela informação daquela comunidade local, daquela cultura local, um artista local. A gente sabe que em algumas áreas mais afastadas não tem nenhuma rádio, não tem nenhum meio de comunicação e às vezes é muito mais fácil chegar com uma rádio comunitária."

O edital nº 186/2024, publicado na edição de 14 de outubro no Diário Oficial da União, faz parte do Plano Nacional de Outorgas, lançado em 2023, e apresenta o cronograma e as localidades que serão contempladas com a oportunidade de novas outorgas do serviço de Radiodifusão Comunitária.

A expectativa é que 100% dos municípios do país tenham pelo menos uma emissora de radiodifusão comunitária. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.