LOC: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a atualização de 2023 dos Recortes Metropolitanos e Aglomerações Urbanas. Um dos destaques desta atualização foi a criação da Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal, no estado de Goiás, composta por 11 municípios. Esta mudança, regulamentada pela Constituição Federal de 1988, visa melhorar a administração e a gestão compartilhada entre os municípios goianos e a capital federal.
Segundo Frederico Flósculo, Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNB, a criação da Região Metropolitana do Entorno é fundamental para o planejamento da área.
TEC./SONORA: Frederico Flósculo, Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNB.
“Eu acredito que o estabelecimento dessa região metropolitana dos primeiros 11 municípios goianos deve gerar algo fundamental para o planejamento urbano e regional, que é um diagnóstico dessa região.”
LOC: Goiás agora faz parte dos estados com regiões metropolitanas. A atualização também inclui mudanças em nomenclaturas e limites geográficos, alinhando os recortes metropolitanos com a realidade atual. Hoje, o país já possui 77 regiões metropolitanas. Para Frederico Flósculo, essa atualização também abre caminho para novas oportunidades de crescimento na região do Goiás.
TEC./SONORA: Frederico Flósculo, Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
“Eu acho que já era tarde a criação de uma região metropolitana pelo governo de Goiás e eu acho que o governo de Goiás vai ser muito melhor advogado dos interesses desses 11 municípios. Eu tenho certeza que esse número crescerá para duas, três dezenas do que o Distrito Federal. O Distrito Federal deve ser visto por Goiás como um verdadeiro antagonista.”
LOC: Esta nova configuração destaca a importância do planejamento metropolitano e o papel central dessas regiões no desenvolvimento econômico e social do país.
Reportagem Mireia Vitoria