Últimas notícias
Tweet parlamentar
Data de publicação: 25 de Junho de 2022, 17:20h, atualizado em 25 de Junho de 2022, 17:13h
LOC: O Inep lançou um relatório para avaliar o cumprimento de 20 metas pedagógicas no país. O Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação, o PNE, é voltado para gestores municipais, estaduais e federais. Ele permite uma visão detalhada sobre as tendências de cada uma das metas estabelecidas em lei.
O documento é bienal, e a última edição foi divulgada pelo Inep na última sexta-feira (24). Quem explica a importância do levantamento é Danilo Dupas Ribeiro, presidente do Inep
“O Instituto cumpre mais uma missão institucional com a publicação de estudo que subsidia o cumprimento dos objetivos estabelecidos no plano nacional de educação, o PNE"
LOC: Entre as informações da educação básica, por exemplo, o documento pontua que a pandemia de Covid-19 fez o Brasil retroceder na cobertura educacional da população de 6 a 14 anos de idade, passando de 98% em 2020 para 95,9% em 2021, o que representa um recuo de cerca de dez anos no indicador.
Sobre a educação de jovens e adultos, o relatório aponta uma elevação da escolaridade média da população de 18 a 29 anos de idade. Para Luís Filipe de Miranda, diretor de Estudos Educacionais do Inep, dados concretos como esse, analisados sob a ótica das metas estabelecidas no PNE, permitem o avanço da educação pública de qualidade.
“O relatório do Plano Nacional de Educação é de extrema importância para os gestores educacionais, tanto nas esferas federal, estadual e municipal, por permitir o monitoramento das metas do plano por meio de um conjunto de 56 indicadores, construídos utilizando metodologias robustas a partir de bases de dados consolidados”
LOC: O Plano Nacional de Educação estabelece 20 metas a serem atingidas em dez anos a partir da instituição, em 2014. Segundo o Inep, os objetivos são direcionados à garantia do direito à educação com qualidade.