
Voltar
LOC.: Os mais de CINCO MIL E QUINHENTOS municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira, 19, o segundo repasse de setembro do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM.
O valor total é de UM BILHÃO, QUINHENTOS E SETENTA MILHÕES de reais e representa aumento de 12% em relação ao repasse do mesmo período do ano passado.
De acordo com o assessor de orçamento Cesar Lima, mesmo sendo menor que o repasse do primeiro decêndio de setembro, o resultado é considerado positivo.
Lima alerta, no entanto, para a necessidade de acompanhar a conjuntura econômica nos próximos meses, diante do impacto da alta da taxa Selic e do chamado tarifaço sobre o emprego.
TEC/SONORA: CÉSAR LIMA, assessor de orçamento
“Para os próximos meses nós temos a expectativa não só da manutenção do emprego frente ao tarifaço, como também desse prolongado tempo de uma taxa Selic bem elevada. Então temos que acompanhar a conjuntura econômica e ver como vai se comportar principalmente a manutenção do emprego no Brasil.”
LOC.: O FPM é composto por parte da arrecadação do Imposto de Renda e do IPI, repassada pela União. O fundo é uma das principais fontes de receita das prefeituras, principalmente das cidades de pequeno e médio porte.
São Paulo e Minas Gerais ficaram com as maiores parcelas neste decêndio, O estado paulista recebe MAIS DE CENTO E NOVENTA E TRÊS MILHÕES DE REAIS. Já o repasse para Minas ultrapassa CENTO E NOVENTA E DOIS MILHÕES.
Já o Amapá, com apenas 16 municípios, recebeu UM MILHÃO E OITOCENTOS MIL REAIS, sendo o menor valor entre os estados.
Para saber quanto o seu município recebeu neste repasse do FPM acesse brasil61.com e confira.
Reportagem, Bianca Mingote