Foto: Arquivo Agência Brasil
Foto: Arquivo Agência Brasil

Expectativa de crescimento econômico no RS segue alta entre industriais

“O estado vem, em alguns anos, fazendo sua lição de casa, sinalizando ao mundo empresarial maior racionalidade nas decisões”, destacou o deputado federal Giovani Feltes

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Em julho, a confiança do empresário do Rio Grande do Sul registou 64 pontos no ICEI, índice que mede a humor dos industriais. Nos últimos quatro meses, a confiança dos empresários industriais do estado cresceu 10 pontos. Os dados são da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul – FIERGS. 

O positivismo dos empresários é reflexo da expectativa de crescimento do PIB brasileiro este ano. A possibilidade de ganhos futuros é indicador de possível aumento de investimentos no setor, como explica William Baghdassarian, professor de economia do Ibmec. 

“O que a gente tem observado é uma retomada da atividade econômica bem mais intensa do esperado. Isso levou a revisão das projeções do PIB brasileiro para 2021, que já demonstram crescimento de algo próximo a 5%. O empresário industrial fica mais confiante em realizar investimentos”, explica. 

Mesmo com a confiança em alta, em maio, o estado do Rio Grande do Sul registrou queda na produção das indústrias de 1,6% e o resultado fechou ciclo de três meses consecutivos com números baixos no estado. 

No Brasil 

O ICEI nacional, calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), está em 62 pontos, aumento de 0,3 ponto em julho, em comparação com junho. É o terceiro aumento consecutivo no índice que acumula alta de 8,3 pontos, desde maio. A confiança do empresário industrial é a maior dos últimos 11 anos para o mês de julho, no País. 

Indústria: apesar de quedas em maio, vacinação contra a Covid-19 impulsiona setor

Integrantes da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados entendem que o otimismo do empresário industrial é importante e cria ambiente positivo para o crescimento econômico dos estados, como lembra Giovani Feltes, deputado federal do MDB gaúcho.   

Até porque, o estado vem, em alguns anos, fazendo sua lição de casa, sinalizando ao mundo empresarial maior racionalidade nas decisões infundindo confiança de que o estado, logo ali em diante, pode ser um ator forte em emular a economia, analisa o parlamentar.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.