Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

EVASÃO ESCOLAR: Ajude no retorno seguro dos jovens amapaenses às escolas

Baixe e utilize o segundo spot da campanha para mobilizar gestores e comunidades para o retorno seguro de jovens às escolas. No Amapá, mais de 70 mil crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, não frequentaram a escola em 2020

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

ÚLTIMAS SOBRE AMAPÁ


Para envolver comunidades e gestores municipais na retomada segura de crianças e adolescentes às aulas, o Instituto Peabiru, com o apoio da Unicef, preparou três spots para emissoras de rádio. Esses áudios estão finalizados e prontos para divulgação.

Neste conteúdo, você pode baixar o segundo spot, voltado para pais, mães e/ou responsáveis.

Amapá

 


No mês em que as escolas estão reabrindo suas portas para as atividades presenciais, a evasão e o abandono escolar ainda são fontes de preocupação para a gestão pública e sociedade civil. 

No Amapá, mais de 70 mil crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, não frequentaram a escola em 2020. O número representa 36% desta população e colocou o Amapá como o segundo estado brasileiro com o maior percentual de exclusão escolar naquele período. 

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios durante a pandemia (PNAD covid). 

Respostas à evasão escolar 


O UNICEF mobiliza gestores municipais e comunidades para adoção de medidas necessárias que garantam o direito á educação para todos através de uma campanha de comunicação iniciada pelas redes sociais agora por outro veículo de comunicação, as rádios.   

Desde o início da pandemia, tem contribuído na resposta à covid-19. Neste momento em que muitas escolas reabrem suas portas para um novo ano letivo, as ações do UNICEF e parceiros continuam, a fim de assegurar a manutenção de atividades essenciais de forma segura para crianças e adolescentes. 

Entre as iniciativas estão estratégias como o Selo UNICEF, com 16 municípios amapaenses participantes, e a Busca Ativa Escolar, que atuam como ferramentas para fortalecimento das ações realizadas pelos gestores e técnicos municipais. Além desse aparato tecnológico, doações de insumos que vão desde materiais de higiene a estações de lavagens das mãos, cursos e ferramentas de autoavaliação das condições de água, higiene e saneamento nas escolas e o incentivo à vacinação de funcionários e estudantes são distribuídos ou disponibilizados.

Instituto Peabiru


O Instituto Peabiru é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, brasileira, fundada em 1998, que tem por missão fomentar o protagonismo de grupos sociais da Amazônia para a promoção do pleno acesso aos seus direitos fundamentais. Com sede em Belém, Estado do Pará, atua nacionalmente, especialmente no bioma Amazônia, com ênfase no Marajó, Nordeste Paraense e na Região Metropolitana de Belém (PA).

Receba nossos conteúdos em primeira mão.