
LOC.: A prática de exercícios físicos está diretamente associada ao desenvolvimento do corpo e da mente. Na avaliação de especialistas da área de saúde, esse tipo de atividade é fundamental para o desenvolvimento pessoal.
Os benefícios para o corpo ao longo da vida, por exemplo, envolvem a prevenção de doenças cardíacas, e até mesmo câncer e diabetes.
Dentre os benefícios para a mente, estão a diminuição dos sintomas de depressão e ansiedade e melhoria da memória. A nutricionista Angéli Marques Golfetto explica sobre a importância da atividade física no funcionamento da digestão dos alimentos.
TEC./SONORA: Angéli Marques Golfetto, nutricionista.
“Os exercícios físicos melhoram o funcionamento do aparelho digestivo. Isso faz com que aconteça aceleração do metabolismo, que reflete diretamente na digestão, o que faz com que a gente absorva muito melhor os nutrientes.”
LOC.: Dados da Pesquisa Vigitel 2021 apontam que, entre as capitais brasileiras, a frequência de excesso de peso foi de 57,2%, sendo maior entre os homens do que entre as mulheres.
Em relação à obesidade, a taxa foi de 22,4%, semelhante entre as mulheres e os homens. A frequência de obesidade aumentou com a idade até os 64 anos para mulheres.
No cenário mundial, as Américas possuem a maior taxa de obesidade do mundo, segundo a Opas/OMS. Pelo menos 62% dos adultos apresentam sobrepeso ou obesidade.
Ricardo Faria, morador de Brasília, fez cirurgia bariátrica em meados de 2020. Ele conta que foi obeso durante quase toda a vida, e, após o procedimento, passou a praticar exercício físico e teve mudanças significativas na rotina.
TEC./SONORA: Ricardo Faria.
“A obesidade é uma prisão invisível, ela te prende no próprio mental, te limita, mas tem como reverter a situação e ter uma vida melhor. Para mim, foi literalmente um renascimento. Tenho uma auto-estima boa, não tenho mais dores nos pés, nas pernas, nas articulações.”
LOC.: Neste mês de outubro, o Ministério da Saúde lançou o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, documento que aborda a prática de exercícios em todos os ciclos de vida, desde crianças até a fase adulta, abordando também questões específicas para gestantes e pessoas com deficiência.
O guia está disponível no site do Ministério, por meio do saude.gov.br.