Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Equipe de robótica do SESI de Rio Negro (PR) disputa etapa nacional de torneio de robótica, no Rio de Janeiro

Disputa começa nesta sexta-feira (15) e segue até domingo (17), no Rio de Janeiro

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Alunos do Serviço Social da Indústria (SESI) de Rio Negro, no Paraná, vão participar da etapa nacional do Torneio SESI de Robótica FIRST® LEGO® League, que vai ocorrer no Rio de Janeiro (RJ), a partir desta sexta-feira (15). A competição, que reúne outras nove equipes de robótica do estado e 75 times de todo o Brasil, segue até domingo (17).

Para esta temporada, com o tema “Into Orbit”, que em inglês significa “no espaço”, a equipe “The Gears”, composta por 10 estudantes e três mentores, desenvolveu um aplicativo para cuidar da saúde física e mental dos astronautas. A ideia é que o astronauta registre, diariamente, o que está sentindo, desde dores físicas até problemas emocionais. O próprio aplicativo é programado para interagir e auxiliar o astronauta, mas os profissionais de saúde também podem ter acesso aos relatos e fazer uma espécie de triagem.
 
“O principal objetivo desse software é facilitar o contato entre o astronauta e o médico aqui na Terra porque, atualmente, ele é feito por videoconferência, mas, às vezes, ele colocando ali todo dia se teve alguma coisa diferente, o médico vai perceber antes e pode intervir”, explica a integrante da equipe Marina Schelbauer Toso, 16 anos.

Marina está no terceiro ano do ensino médio e conta que a robótica trouxe muitos conhecimentos e perspectivas. “Hoje, a minha oratória melhorou muito e [a robótica] até [me] ajuda numa profissão para o futuro porque hoje eu já consigo pensar numa profissão”, afirma a estudante, que pretende seguir na área de engenharia.

O torneio possui três tipos de avaliação: Projeto de Pesquisa para colocar as ideias no papel; Design do Robô para desenvolvê-lo; Desafio do Robô, quando a equipe tem de cumprir missões com o próprio robô; e por fim, a Core Values, quando é avaliado o trabalho em equipe.

De acordo com o professor de oficinas tecnológicas do SESI de Rio Negro e técnico da equipe, Júlio Nestor Martins, a robótica incentiva os estudantes a buscarem conhecimentos técnicos em diversas áreas e a trabalharem em equipe, o que é, segundo o professor, um diferencial também do colégio. “O SESI prepara os alunos não apenas para obter conhecimento; prepara para saber trabalhar e se inserir no mercado já com uma experiência social bem avançada”, destaca.

Crédito: Ítalo Novais | Agência do Rádio MaisO torneio
O desafio da temporada, “Into Orbit”, explora a temática espacial, envolvendo satélites, comunicação, sobrevivência e aspectos psicológicos a que os astronautas estão sujeitos em uma viagem espacial. O objetivo é fazer com que os estudantes ingressem no mundo da ciência e tecnologia de uma forma divertida, a partir da construção e programação de robôs feitos com peças de Lego.

Crianças e jovens de nove a 16 anos podem participar do Torneio de Robótica First Lego League. Cada equipe deve ter obrigatoriamente dois treinadores: técnico e mentor; e de dois a dez competidores. As equipes precisam resolver um conjunto de problemas do mundo real, os mesmos vivenciados por profissionais como cientistas e engenheiros. 

Quer saber mais sobre robótica?
Acesse: http://www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/torneio-de-robotica/
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.