ENTORNO: Governos do DF e de Goiás se unem para combater Dengue, Zika e Chikungunya

Salvar imagem

REPÓRTER: Os governos de Brasília e de Goiás estão unidos na luta contra a Dengue, o Zika e a Chikungunya nas cidades do Entorno. Agora, por meio de uma sala interfederativa, é possível planejar e executar ações conjuntas de combate ao mosquito transmissor das doenças.

De acordo a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Maria Cecília Martins Brito, antes da implantação desta sala, havia uma grande dificuldade em compartilhar dados e operações entre as duas unidades federativas. Agora, as iniciativas de agrupar os esforços de combate e monitoramento vão ampliar a efetividade dos trabalhos.

SONORA: Maria Cecília Martins Brito, Superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO

“Nós não passamos mais pelo desconforto de não saber dos pacientes de Goiás que foram atendidos no DF. Hoje, já existem alguns pacientes do DF que são atendidos em Novo Gama, em Valparaíso. Quando o paciente de Goiás é atendido no DF, como é que comporta a regulação, como é que são devolvidas as informações, o quê que aquele paciente teve, como é que ele reagiu, qual foi a medicação que ele tomou? Isto tudo nós estamos trabalhando para este grande instrumento de cooperação".

REPÓRTER: Esta é a primeira iniciativa no país que une dois entes da federação para o combate ao mosquito. Para ajudar nas ações, o Corpo de Bombeiros, os profissionais da secretaria de saúde do Distrito Federal e de Goiás, quatro regionais e os secretários municipais de saúde das cidades do entorno participam da sala.

Diversas capacitações já foram feitas em conjunto, além das visitas domiciliares dos agentes de endemias, que agora, são feitas com ainda mais frequência.

Segundo o Diretor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do DF, Divino Valero, este tipo de integração deveria ser feita em todo o país.

SONORA: Diretor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do DF, Divino Valero

“É importante que haja esta integração, não só entre o DF e estas cidades do Goiás, mas a nível nacional também. Eu acredito que esta situação deva ser muito parecida em várias cidades, em vários Estados do Brasil. Então é preciso se ter uma compreensão coletiva do problema, para que nós juntos consigamos combater este inseto com medidas eficazes, com velocidade de resposta, com os tratamentos em tempo real.”

REPÓRTER: A parceria vai beneficiar a população do DF e dos 19 municípios goianos que fazem parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, acesse o site: saude.gov.br/combateaedes.

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.