Data de publicação: 30 de Janeiro de 2018, 14:00h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:29h

A elevação do rio Sena, que atravessa Paris, obrigou mais de 1.500 pessoas a saírem do país e de zonas próximas à capital francesa, por conta das inundações. A meteorologista consultora do INMET, Ingrid Peixoto, explica que outras regiões francesas também estão sob alerta.
“Ruas e estradas inundadas, navegações proibidas, museu fechado sobre vigilância e moradores com pés nas águas. Choveu o equivalente a 167 milímetros de chuva, mais do que o dobro de precipitação normal para o mês de janeiro nas regiões parisienses. Cerca de 14 departamentos no nordeste da França estão sob alerta de inundação. As temperaturas também estão bastante elevadas e isto contribui ainda para os degelos nos alpes suíços e para as chuvas nas redondezas das regiões parisienses.”
Segundo Ingrid Peixoto, o nível da água do rio ainda vai demorar um pouco para baixar.
“O nível do rio Sena vai demorar para descer um pouco mais, já que as águas do subterrâneo e dos lagos de armazenamentos ainda estão bastante saturadas.”
Em 2016, o povo francês já havia sofrido com as chuvas torrenciais, que causaram grandes inundações e a morte de seis pessoas.
Reportagem, Cintia Moreira