Data de publicação: 14 de Outubro de 2021, 20:40h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:34h
O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), entregou, nesta quinta-feira (14), 194 moradias a famílias de baixa renda da cidade de Gravatá, em Pernambuco. O secretário nacional de Habitação, Alfredo dos Santos, participou da cerimônia de entrega das chaves do Conjunto Residencial Riacho do Mel 3.
O empreendimento, que integra o Programa Casa Verde e Amarela, recebeu R$ 14,1 milhões por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) – dos quais R$ 7,3 milhões foram repassados desde 2019. Ao todo, cerca de 780 pessoas serão beneficiadas.
Presente à cerimônia de repasse das casas, o secretário nacional de Habitação, Alfredo dos Santos, afirmou que o ato de entregar casas à população mais vulnerável é uma forma de prestar contas à população brasileira.
"Estamos aqui, mais uma vez, mostrando o governo do presidente Jair Bolsonaro devolvendo aos brasileiros os esforços dos pagamentos dos impostos por meio de obras públicas de boa qualidade", comentou.
O Residencial Riacho do Mel 3 conta com 194 casas sobrepostas, distribuídas em 50 blocos de dois andares. Cada pavimento tem duas unidades com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, em área útil de 44,7 m². Os moradores também têm à disposição uma quadra poliesportiva.
Advoneide Maria do Nascimento, de 32 anos, foi uma das beneficiadas com a nova moradia. Ela, que trabalhou no lixão durante oito anos para sustentar os dois filhos e pagava aluguel há 18 anos, se emocionou ao receber as chaves da casa própria.
"É um sonho eu ter ganhado minha casa. Nunca tive essa emoção que estou sentindo. Eu nem dormi, de tão emocionada que estou, de ter minha casa e dar uma moradia para os meus filhos. Para mim, é uma vitória”, comemorou.
Nos arredores do condomínio, há três creches, quatro escolas, um posto de saúde e um de segurança.
Casa Verde e Amarela
Empenhado em reduzir o déficit habitacional, o Governo Federal retomou obras, ampliou o programa nacional de habitação – o Casa Verde e Amarela – e rompeu, em junho deste ano, a barreira de 1 milhão de unidades entregues à população desde 2019. Apenas este ano, já foram concedidas 284,5 mil moradias.