LOC.: A disputa pelos cargos a prefeito, vice-prefeito e vereador será apenas no dia 6 de outubro. Mas o calendário eleitoral com todas as informações referentes ao pleito já está valendo. O Tribunal Superior Eleitoral aprovou a resolução que estabelece os prazos para que partidos políticos, federações, candidatos e também eleitores, acompanhem as principais datas relacionadas às eleições 2024.
LOC.: O processo envolve diversas etapas, que vai desde a desfiliação e a filiação partidária até a justificativa eleitoral por ausência no 2º turno. Mas não é só isso. Também existem etapas como a validação do teste das urnas, as convenções partidárias e o registro dos candidatos, que acontece até agosto. Segundo o especialista, é importante que os candidatos e eleitores se preocuoem com as datas para não serem prejudicados.
TEC./SONORA: Alexandre Rollo, advogado eleitoral
“Cada prazo tem a sua consequência se não for respeitado. Prazo de deincompatibilização também é um prazo que se a pessoa perder ela não pode ser candidata, porque ela se torna inelegível e deixa de poder então ser candidata, porque perdeu esse prazo de desi e assim sucessivamente”
LOC.: Os principais prazos para partidos políticos, federações, candidatos, assim como para eleitores podem ser acompanhados na Resolução nº 23.738, de 27 de fevereiro de 2024. O documento está disponível no portal do TSE: www.tse.jus.br.
Reportagem, Lívia Azevedo