Data de publicação: 06 de Dezembro de 2021, 16:00h, Atualizado em: 06 de Dezembro de 2021, 23:51h
Você sabe o que é diverticulite? Neste episódio o cirurgião Dr. Diogo Garcia dá mais detalhes sobre esse assunto.
Alguns dos órgãos do sistema digestivo como esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso podem ser comparados a uma tubulação.
A parede desses tubos é formada basicamente por duas camadas: a parte interna chamada de mucosa e a parte externa chamada de muscular. Essa parte muscular não é contínua, existe espaço entre uma fibra e outra se assemelhando a uma trama. Por esse espaço pode se exteriorizar um segmento de mucosa formando uma bolsinha. Essa bolsinha chamamos de divertículo.
Você deve saber que em qualquer parte dessa tubulação pode haver um divertículo. Sua presença tem relação direta com a idade. Quanto maior a idade, maior a chance de ter divertículos. Isso é mais comum do que as pessoas imaginam.
Aos 50 anos – 50% das pessoas têm divertículos
Aos 80 anos – 65% têm divertículos
Ter divertículos não é um problema. Passa a ser um problema se uma ou mais das bolsas ficam inflamadas ou infectadas. Isso ocorre quando, por algum motivo, essas bolsas ficam obstruídas por pequenos pedaços de fezes endurecidas que chamamos de fecalitos ou mesmo alimentos. A inflamação dos divertículos é o que chamamos de diverticulite.
Sintomas
Dor leve ao redor do Umbigo
Dor concentrada na parte esquerda do abdome
Febre, enjoo e vômito
Outros sintomas podem estar presentes e sugerindo complicações da diverticulite, como:
Parada na eliminação dos gases e fezes com distensão da barriga
Fezes na urina ou saída de gás na urina - causado por uma comunicação entre o intestino infectado (local da diverticulite) e a bexiga que é o que chamamos de fistula
Peritonite, que pode ocorrer se o divertículo inflamado romper, derramando conteúdo intestinal em sua cavidade abdominal
CONTEÚDO PARA EMISSORAS DE RÁDIO: Nesta edição, você pode utilizar três áudios sobre o tema:
O que é diverticulite
Gravidade
Divertículo
Para saber mais sobre o assunto, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.