Foto: Agência Brasília
Foto: Agência Brasília

DF: transporte público registra cerca de 1,3 milhão de acessos diariamente

Em menos de 5 anos, a quantidade de abrigos nas paradas de ônibus do Distrito Federal passou de 2.889 para 4.056 estruturas, um aumento de 40,4%

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

No Distrito Federal, o transporte público registra cerca de 1,3 milhão de acessos diariamente. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) esclarece que o número de acessos, não é o mesmo que a quantidade de passageiros, pois uma pessoa pode realizar mais de uma viagem por dia.

Com uma frota aproximada de 2,8 mil ônibus no DF, a Semob mantém um acompanhamento contínuo das operações do transporte público. Ajustes, como incremento de viagens, alterações de itinerários e criação de novas linhas, são feitos regularmente para assegurar a segurança e o bem-estar dos passageiros.

Em menos de 5 anos, a quantidade de abrigos nas paradas de ônibus do Distrito Federal passou de 2.889 para 4.056 estruturas, um aumento de 40,4%. Nesse período, foram implantados 1.167 abrigos, beneficiando moradores de 31 regiões administrativas, incluindo localidades como Noroeste, Setor Militar Urbano (SMU), setores de clubes Sul e Norte, Ponte Alta e Universidade de Brasília (UnB).

O doutor em engenharia de transportes, Pastor Willy Gonzales, afirma que o ponto de ônibus é mais do que uma simples estrutura física e deve oferecer segurança, acessibilidade e conforto ao usuário de transporte público. É essencial cumprir requisitos como boa iluminação, visibilidade, fácil acesso e rápida integração com outros meios de transporte, sejam públicos ou privados.

“Então, como porta de entrada para o sistema da mobilidade, aquele espaço físico tem que cumprir outros quesitos e mais, por exemplo, o fato de, sendo na porta, ele se integrar com o meio ambiente, com o espaço ao seu redor, ele tem que ter compatibilidade visual com aquele espaço e dar para os usuários uma sensação de bem estar durante o tempo que ele permanecer naquele naquele lugar”, explica.

De acordo com a Semob, os abrigos de concreto são os mais comuns e passaram de 1.939 para 2.727 estruturas. O GDF instalou 788 desses abrigos pré-moldados, representando um aumento de 40,6% neste modelo. Já os abrigos de metal com fechamento em vidro aumentaram de 950 para 1.329, um acréscimo de 379 estruturas, o que corresponde a um crescimento de 39,8%

A Semob avalia que a implantação dos abrigos é realizada de acordo com as demandas das regiões administrativas. Além disso, a gerência de mobiliário da Semob possui um registro de pontos que ainda carecem de abrigos ou que têm estruturas antigas necessitando substituição.

Confira as regiões beneficiadas e as quantidades de abrigos implantados em cada uma delas:
Tabela - Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob)
 

Veja Mais:

Distrito Federal apresentou produção de 29,2 milhões de litros de leite em 2022
DF: SLU recolhe mais de 2 mil toneladas por dia de descarte irregular de lixo
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.