Foto: Divulgação/SSP-DF
Foto: Divulgação/SSP-DF

DF registra redução de 8,6% nos casos de homicídio

Em novembro de 2023, foram registrados 17 homicídios, enquanto no mesmo mês do ano passado foram contabilizados 21

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Desde janeiro, o Distrito Federal registrou uma redução de 8,6% nos casos de homicídios, em comparação com o mesmo período de 2022. Em novembro, foram registrados 17 homicídios, enquanto no mesmo mês do ano passado foram contabilizados 21.

A diminuição é resultado da nova política pública de segurança “DF Mais Seguro – Segurança Integral”, implementada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), que envolve forças de segurança, órgãos de governo e sociedade civil, incluindo a expansão do videomonitoramento para o Lago Sul, Lago Norte, Paranoá, Varjão e Jardim Botânico, totalizando 24 regiões administrativas monitoradas.

Leonardo Santana, especialista em segurança pública, atribui os números positivos a 3 fatores que contribuem com a segurança pública no DF.

“O primeiro deles é uma política pública de segurança, aquelas normas e regras que são dadas a todos os órgãos de segurança para que eles possam realizar um bom trabalho. Então, essas regrinhas, têm sido bem seguidas há pelo menos uma década, inclusive ultrapassando vaidades políticas e institucionais”, explica.

Segundo o especialista, os outros motivos são a efetividade das ações de segurança no DF, que está ligada à continuidade e aplicação de estratégias bem definidas; e que Instituições financiadas pelo Fundo Nacional de Segurança Pública conseguem planejar e executar suas atividades sem interrupções.

Além da baixa no número de homicídios, também houve redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), como feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios. Em novembro, foram registrados 20 desses crimes, o menor número para este mês nos últimos 24 anos. No total, nos primeiros 11 meses do ano, a redução foi de 8,3%, com 253 CVLIs em 2023 comparados a 276 no ano anterior.

Roubos e furtos

Os roubos em transportes coletivos apresentaram a maior queda em relação aos crimes monitorados de forma prioritária pela secretaria. A diminuição foi de 28,8%, caindo de 614 casos no ano passado para 437 este ano;

  • Roubos a transeuntes diminuíram em 23,9%;
  • Roubos a residências - 17,4%;
  • Roubos a comércios -16,5%
  • Roubos de veículos -15,2%;

Além disso, os furtos em veículos tiveram uma redução de 12,1%.

O especialista destaca que a qualidade da segurança pública traz benefícios diretos e indiretos para a população. Uma cidade com segurança eficiente atrai mais investimentos em diversas áreas, resultando em maior tranquilidade e desenvolvimento para os moradores.

“Por exemplo, para o turismo, empresas nacionais e internacionais se interessam em estar presentes nessa cidade. E isso, é claro, faz parte de um protagonismo que a capital do Brasil sempre almejou ter, sempre desejou existir aqui no Distrito Federal”, avalia.

A SSP/DF enfatiza a necessidade da população registrar ocorrências de delitos, o que é importante para a elaboração de estudos e análises criminais. Esses registros ajudam a identificar padrões de incidência de crimes por local e horário, orientando a Polícia Militar no planejamento de estratégias de policiamento e a Polícia Civil na identificação de grupos especializados em atividades criminosas.
 

Veja Mais:

Crimes: cerca de 38% dos municípios paranaenses não registraram homicídios entre janeiro e outubro
Segurança Pública: número de roubos a pedestres caí em 57% no Pará
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.