Data de publicação: 26 de Maio de 2021, 17:50h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:34h
A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em três cidades do país por conta da estiagem.
Na região Nordeste, receberam o reconhecimento os municípios de Francisco Macedo, no Piauí, e São José do Campestre, no Rio Grande do Norte.
Na região Sul, a cidade de Chapecó, em Santa Catarina, também teve situação de emergência reconhecida.
Com o reconhecimento federal, os municípios podem ter acesso a recursos, como explica Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional.
"Os municípios que tiveram reconhecimento federal de situação de emergência podem fazer a solicitação de recursos para as ações de resposta, que compreendem socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais e também para as ações de recuperação. Os pedidos devem ser encaminhados via S2id, que é a principal plataforma do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil"
O S2iD é o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A ferramenta pode ser acessada pelo link s2id.mi.gov.br.
Para saber mais, acesse mdr.gov.br