Data de publicação: 10 de Maio de 2021, 20:15h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:33h
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu nesta segunda-feira a situação de emergência em Manaus, no Amazonas, por conta das inundações que atingiram o estado. Com a medida, a prefeitura local poderá acessar recursos federais para ações de socorro e assistência à população e para o restabelecimento de serviços essenciais. O repasse deve ser liberado nos próximos dias.
Desde a última sexta-feira, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, e mais quatro técnicos estão no Amazonas para dar apoio nas ações de resposta e atendimento à população afetada. Ele avaliou a situação do estado.
A situação realmente é grave e são muitas as famílias que precisam da assistência do Governo Federal no sentido de suprir as necessidades de alimentação e de outros itens que compõem a nossa assistência humanitária.
Além do atendimento a Manaus, o secretário percorreu, com o governo estadual, as cidades da região metropolitana, como Anamã e Manacapuru, para ofertar apoio técnico.
Foi importante essa visita para que pudéssemos ter uma avaliação técnica bastante precisa para identificar quais são as vulnerabilidades, conhecer a resiliência de muitas famílias e poder determinar qual é a necessidade dos recursos que os municípios vão precisar para assistir essas famílias em vulnerabilidade social e que tiveram um grande prejuízo com essa cheia.
Antes das inundações, o MDR já vinha atuando em ações de preparação com os municípios da região. No total, o Ministério do Desenvolvimento Regional já repassou cerca de 14 milhões de reais para ações de resposta em 11 cidades do Amazonas.