Data de publicação: 27 de Dezembro de 2021, 18:48h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:33h
O Governo Federal reconheceu nesta segunda-feira (27), a situação de emergência em 12 cidades brasileiras que registraram desastres naturais.
A maior parte dos reconhecimentos foi concedida pela falta de chuvas. As cidades gaúchas de Espumoso, Fontoura Xavier e Tupanciretã enfrentam estiagem, assim como Acopiara e Milhã, localizadas no Ceará. Já a seca atinge as também cearenses Deputado Irapuan Pinheiro e Mombaça.
Já o excesso das chuvas atingiu Matuípe, na Bahia; Barra de São Francisco, no Espírito Santo; São Gabriel do Oeste, em Mato Grosso do Sul; além de duas cidades de Minas Gerais: Dionísio e Serranópolis de Minas.
Com o reconhecimento federal da situação de emergência, os gestores desses municípios podem solicitar auxílio financeiro ao Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR. O coronel Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, explica como os recursos podem ser utilizados.
"Os recursos da Defesa Civil Nacional podem ser empregados de três formas: socorro da população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas pelo desastre".
As solicitações de reconhecimento de situação de emergência e de repasse de recursos devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.
Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.